Blog

Arquitetura do Abraço / Sem categoria  / Vantagens e desvantagens dos móveis sob medida

Vantagens e desvantagens dos móveis sob medida

Se sua casa é nova, ou está reformando ou redecorando seus móveis com certeza vive com o dilema: Móveis sob medidas ou prontos?
Calma, estamos aqui para esclarecer as coisas!

O móvel sob medida é ideal tanto para ambientes pequenos como para ambientes maiores.

Devemos primeiro analisar as nossas necessidades específicas, definindo o que precisamos para cada espaço.
Pense em que cômodos da casa serão instalados, o que será guardado, a quantidade, a necessidade específica de armazenamento e a frequência de uso de cada objeto.

Imagem: Google

Os móveis sob medida oferecem um mundo de possibilidades, desde soluções mais simples, até as mais complexas, desde que todas os aspectos sejam pensados previamente.

Essa primeira etapa é fundamental pois eles devem ser bem planejados e pensados porque depois de fabricados e instalados passam a fazer parte da estrutura e arquitetura da casa e qualquer informação incorreta, ou esquecida poderá causar problemas no futuro.

A segunda etapa diz respeito ao acabamento, cor, textura, tipo de puxadores, corrediças, espelhos ou outros detalhes que queira utilizar.

Imagem: Google

Externamente, você pode usar no projeto diferentes materiais ou cores, além de espelhos que são perfeitos para criar uma sensação de amplitude principalmente em ambientes pequenos.

O projeto pode ser elaborado pelo arquiteto, loja especializada ou marceneiro, o importante é certificar-se de que sejam profissionais de confiança e com experiência comprovada para evitar surpresas na negociação, no pagamento do serviço, no prazo de entrega, no resultado e na qualidade final dos móveis. Ou seja, é fundamental buscar referências e recomendações antes de fazer a escolha.

Imagem: Google

É possível desenvolver móveis inteligentes e funcionais, podemos dar asas à imaginação e desenvolver elementos deslizantes, dobráveis, extensíveis ou mesmo aqueles que desaparecem por completo quando não estão em uso. Com esse tipo de recurso os espaços ganham em funcionalidade e praticidade podendo até mesmo desempenhar dupla função e tornando sua utilização mais fácil.

Como tudo na vida, nem tudo são flores… Algumas características podem não agradar algumas pessoas.

Imagem: Google

Eles demandam mão de obra especializada, independente de ser contratado a uma loja grande, arquiteto, ou marceneiro, isso torna o preço dos móveis mais caros do que os convencionais prontos.

A maioria dos móveis sob medidas são presos nos ambientes onde são instalados, o que impossibilita a movimentação esporádica, com isso as possibilidades decorativas e de mudança de visual ficarão restritas.

Em casos de mudanças, eles precisam ser desmontados por um profissional especializado e ajustado para outra residência.

Imagem: Google

O tempo que leva para o móvel sob medida ficar pronto não será o mesmo que comprar um móvel na loja e trazer direto para casa. Esse tempo de produção dependerá do profissional ou da loja escolhida e também do tamanho do seu projeto.

Se você mora em um imóvel alugado em que não há armários é possível negociar com os proprietários a instalação dos mesmos em troca de desconto no aluguel, por exemplo. Isso irá valorizar o imóvel e quando você sair o investimento poderá ser aproveitado pelo inquilino seguinte.

É preciso pensar direitinho quais são as suas necessidades ao fazer a escolha.

Se precisar de ajuda, entre em contato que a Arquitetura do Abraço terá o maior prazer em ajudar!

No Comments
Post a Comment